Assembleia é direito!

O sindicato existe para garantir os direitos da classe trabalhadora e organizar a base para a resistência. Para isso precisa tem livre acesso à categoria, conversar e ouvir as necessidades dos trabalhadores, assim como sugerir soluções, informar a respeito de negociações e acontecimentos que influenciam diretamente em suas vidas.

HORÁRIO DE VERÃO

16/10/2017

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão pode ser nocivo à saúde, as alterações repentinas nas condições de acordar/alimentação/descanso podem influenciar no seu rendimento no trabalho, estudos e levar a acidentes. Até mesmo para quem aprova o horário de verão devem sentir os efeitos até a adaptação.

Isso ocorre porque temos dois relógios. Um é o biológico, ligado ao ritmo das secreções hormonais e do funcionamento dos órgãos do nosso corpo. O outro, o social, que marca a hora de entrar no trabalho, na faculdade ou escola. E quando esse horário muda, cria-se um descompasso que exige nova adaptação.

A desarmonia entre o horário do corpo e o do despertador pode causar consequências graves, como sonolência e a privação de sono. Essas inclusive são apontadas como causas de acidentes de trânsito e de trabalho. As mudanças nos horários das refeições levam a alterações gastrointestinais. E mudanças no humor elevam as chances de conflitos.

Uma equipe de pesquisadores suecos conduziu um estudo no ano de 2008 que apontou que as três semanas após a alteração de horário mostram um aumento de 5% nos índices de ocorrências de ataques cardíacos em relação a outras épocas do ano. As mudanças súbitas no padrão de sono das pessoas tendem a diminuir a capacidade de concentração e de percepção dos seres humanos, o que aumenta o risco de acidentes.