SINDICATO FECHADO

Trabalhadores, em protesto à Reforma da Previdência, o Sindicato estará fechado na sexta-feira, dia 22. Participe da mobilização nas ruas de Blumenau, concentração às 10h, em frente ao INSS.

Pente-fino nos benefícios do INSS

28/01/2019

Será feito um novo pente-fino contra fraudes em benefícios por incapacidade no INSS. Mas isso afetaria também quem já é aposentado por idade ou por tempo de contribuição? O presidente publicou no último dia 18 uma medida provisória de combate a fraudes no INSS.

A MP estabelecerá o pagamento de um bônus de R$ 57,50 a servidores do seguro social que identificarem irregularidades em aposentadorias e pensões. Pela medida provisória, entram na mira dos fiscais a pensão por morte, a aposentadoria rural e o auxílio-reclusão.

O modelo que o presidente quer adotar com a MP é semelhante ao pente-fino que foi usado na gestão de Michel Temer nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez pagos há mais de dois anos. Desde 2016, os peritos médicos previdenciários estão recebendo R$ 60 por exame extra realizado nos postos do INSS.

Até 15 de dezembro de 2018, quase 1,2 milhão de perícias tinham sido realizadas no pente-fino dos benefícios por incapacidade. Cerca de 651 mil segurados, praticamente a metade dos que foram avaliados nos exames periciais, tiveram o pagamento cortado.