Programa de Rádio

Acompanhe a atuação sindical também na rádio Terça-feira das 09h30min às 10h, na radio comunitária Fortaleza 98,3FM http://www.radiocomunitariafortaleza.com.br/ Quinta-feira das 11h45min às 12h, na rádio Nereu Ramos 760AM http://radionereuramos.com.br

Revisão de benefícios da Previdência

18/06/2018

Revisão de benefícios da Previdência, este vídeo está mais atual do que nunca

Auxílio Doença

Aposentadoria por invalidez

Santa Catarina

1.518

9.060

10.578

Governo promoverá novo “pente-fino” para revisão de benefícios previdenciários em mais uma “reforma” que retira direitos; INSS espera “economizar” R$ 9,9 bilhões

Trabalhadores adoentados estão na mira do governo, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) faz novo “pente-fino” em beneficiários do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez.  As convocações fazem parte de uma nova etapa do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI), o chamado pente-fino do INSS, que segue até o fim do ano.

Enquanto privilegia alguns poucos perdoando dívidas milionárias de grandes bancos, e libera bilhões em emendas parlamentares para angariar apoio no Congresso, partem para cima de uma das parcelas mais vulneráveis da população brasileira: os aposentados por invalidez.

Se você não for o benefício vai ser cancelado. Se você tiver a data procure seu médico particular e atualize seus exames para que você possa ir à perícia municiado de documentos, que comprovem que você ainda está incapaz. Se você for à perícia e seu benefício for indeferido há possibilidade de você fazer um recurso.

Em SC foram convocados mais de 10 mil beneficiários. Caso a perícia não seja agendada, o pagamento ficará suspenso até regularizar situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cessado.

Convocação – De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para essa etapa, foram chamados os beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem passar por uma perícia médica e os aposentados por invalidez com menos de 60 anos. A convocação foi realizada por carta.

Agendamento – Quem recebeu a carta de convocação tem cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não fizer isso ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso.

Perícia – No dia da perícia, o segurado deve levar a documentação médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exames.

Balanço – Desde que começou, em 2016, o pente-fino de Temer realizou 252.494 perícias, com 201.674 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 26.701 benefícios. Foram R$ 5,8 bilhões cortados. A do INSS expectativa é de que mais R$ 9,9 bilhões serão retirados do pagamento desses benefícios em 2018, totalizando cerca de R$ 15,7 bilhões ao longo do programa.