História do Sindicato dos Trabalhores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial

A história da organização dos trabalhadores e trabalhadoras têxteis da região do médio Vale do Itajaí iniciou com a criação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, em 1941. Em 3 de maio daquele ano surgiu a primeira diretoria provisória da associação profissional. Porém foi em 8 de março de 1948, de acordo com as determinações estabelecidas pelo decreto Nº 1408, que o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio conferiu à associação profissional a categoria de sindicato, passando a entidade a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau.

História do Sindicato dos Trabalhores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial

A primeira sede própria do sindicato foi construída em 1957. O prédio em que o Sintrafite se encontra hoje, localizado na rua Luiz de Freitas Melro, no centro da cidade, foi inaugurado em 1976. Além da sede central em Blumenau, o Sintrafite conta com as sub-sedes de Testo Salto e Vila Itoupava, também em Blumenau, e nas cidades de Gaspar e Indaial. Atualmente o Sintrafite tem 22 mil associados, tendo na base 30 mil trabalhadores das três cidades.

História do Sindicato dos Trabalhores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial

A luta dos trabalhadores têxteis da região por melhores salários e condições de trabalho tece seu marco com a greve deflagrada em março de 1989. Na ocasião 35 mil trabalhadores têxteis paralisaram suas atividades nas grandes fábricas e foram para as ruas lutarem pela reposição salarial, de mais de 87%, perdida com o Plano Verão, e participarem da Greve Geral, organizada pela Central Única de Trabalhadores (CUT) e Central Geral dos Trabalhadores (CGT). O movimento ficou para a história da cidade, como uma luta corajosa da categoria contra a força do capital e da exploração do empresariado local.